Contratação pública: nova solução da FÓRUM auxilia gestores a otimizarem as compras governamentais

31 de julho de 2023

A Seleção FÓRUM | Contratação Pública é a mais nova solução da FÓRUM para gestores, agentes de contratação, licitação e operadores do Direito em geral, que lidam, diariamente, com os desafios em busca da otimização, melhoria e eficácia das compras governamentais.

O produto foi elaborado a partir de inúmeras pesquisas que revelam a fragilidade das compras públicas brasileiras. Embora este mercado represente 12,5% do PIB do país, o Tribunal de Contas da União (TCU), afirma que “o perfil de governança e a gestão das aquisições brasileiras, apresentam significativas deficiências” (Acórdão TCU, TC025.068/2013-0, p. 58).

Ainda de acordo com o órgão, os principais problemas identificados estão nas etapas de planejamento das contratações; na seleção do fornecedor; e na gestão de contratos de serviços, realizada de forma inadequada pelas organizações.

Essa realidade vem se perpetuando em diferentes níveis, perfis e modelos de contratação. Outra pesquisa, feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), mostra que mais de 7 mil obras públicas estão paradas no Brasil.

Para o TCU, esse número pode ser ainda maior. O acórdão nº 1.079 de 2019 mostra que 38 mil construções podem estar abandonadas em todo o país. E, no fim da análise, aponta os erros encontrados, sendo eles: falhas no planejamento dos projetos de engenharia, em projetos sem garantia de orçamento para seu término, em constantes alterações ao longo da execução dos projetos e atrasos em medições.

No entanto, a nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/21, se bem adotada, segundo especialistas, representa a possibilidade do país apresentar melhores resultados em relação aos temas e falhas apresentadas.

Seleção FÓRUM | Contratação Pública: uma nova solução para as compras governamentais entra em campo

A Seleção FÓRUM | Contratação Pública foi convocada para auxiliar gestores, agentes e servidores brasileiros a dominarem os conceitos e as técnicas que envolvem as compras públicas, por meio de um conjunto exclusivo e inovador de conteúdos digitais especializados em contratação.

O produto, que possui assinatura anual, permite o acesso a: 

  • Revista Fórum Administrativo – FA 
  • Revista Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP
  • 20 livros sobre Contratação e Gestão Pública na nova Lei de Licitações
  • BÔNUS: vídeos das palestras do 18º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública

Pilares

  • Com você do início ao fim da contratação pública
    • Os processos que envolvem a contratação pública podem ser um grande desafio para seus agentes. No entanto, com acesso a uma fonte segura de conhecimento e à informação confiável, cada fase desse percurso se transforma em decisões assertivas e eficazes para a Administração Pública. Nos conteúdos da Seleção FÓRUM | Contratação Pública,é possível encontrar fundamentação e um criterioso embasamento jurídico para todos esses objetivos. 
  • Uma seleção exclusiva de conteúdos totalmente pensada para a contratação pública 
    • Com os principais conteúdos de contratação pública, reformulados de acordo com a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21), é possível ter acesso aos estudos, pesquisas e conhecimentos dos grandes especialistas do tema, em diferentes formatos: livros digitais, revistas científicas e vídeos do mais tradicional evento sobre compras públicas do país. Tudo selecionado especialmente para facilitar e apoiar o dia a dia dos agentes da contratação. 
  • Novos conteúdos todo mês 
    • Com as revistas Fórum Administrativo – FA e Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP, é oferecido conteúdo atualizado todos os meses. Os periódicos trazem novos artigos a cada mês com doutrinas e jurisprudências sobre o que há de mais atual na gestão e contratação pública.

>>> Conheça a Seleção FÓRUM | Contratação Pública aqui

Como funciona?

Com a assinatura anual, as instituições assinantes garantem o acesso* aos conteúdos de renomados especialistas, dentro da Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico®. O acesso é online, com cadastro ilimitado de usuários e até 10 acessos simultâneos.

*O acesso aos conteúdos permanecerá ativo apenas durante a vigência da assinatura. Após esse período, caso não haja renovação da assinatura, os conteúdos não estarão mais disponíveis.

Conteúdos

Nesta assinatura, os conteúdos foram pensados para acompanhar o gestor do início ao fim do processo de contratação pública. Confira: 

Revistas:

Revista Fórum de Contratação e Gestão Pública FCGP 

Periódico especializado em contratação, controle e gestão pública, é elaborado a partir das seções Doutrina, Jurisprudência Selecionada e Legislação. Trata desde a decisão de contratar até a gestão de contratos

ISSN digital: 1984-4123

Periodicidade: Mensal

Nota Qualis B1

Revista Fórum Administrativo FA

Periódico especializado em Direito Administrativo com o viés do Direito Público, aborda as questões relativas aos agentes públicos — estatutários, celetistas e terceirizados. Os artigos tratam as matérias que permeiam o dia a dia da função pública, tais como controle, processo, processo administrativo disciplinar e regulação.

ISSN digital: 1984-4107

Periodicidade: Mensal

Nota Qualis A4

Livros

GESTÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, de Antonieta Pereira Vieira, Henrique Pereira Vieira, Madeline Rocha Furtado, Monique Rafaella Rocha Furtado;

LICITAÇÃO PÚBLICA E CONTRATO ADMINISTRATIVO, de Joel de Menezes Niebuhr;

ANÁLISE ECONÔMICA DAS LICITAÇÕES E CONTRATOS, de Bradson Camelo, Marcos Nóbrega, Ronny Charles L. de Torres;

COMENTÁRIOS À LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS, de Antônio Flávio de Oliveira;

COMENTÁRIOS À LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS vl. 01 e vl. 02, de Cristiana Fortini, Rafael Sérgio Lima de Oliveira, Tatiana Camarão;

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE, de Lucas Aluísio Scatimburgo Pedroso;

CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS, André Kuhn;

INTELIGÊNCIA E INOVAÇÃO EM CONTRATAÇÃO PÚBLICA, de Cristiana Fortini, Gabriela Verona Pércio;

NOVA LEI DE LICITAÇÕES PASSO A PASSO, de Sidney Bittencourt;

OS DESAFIOS DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA, de Raimundo Márcio Ribeiro Lima;

RESPONSABILIDADE DO GESTOR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, de André Castro Carvalho, José Mauricio Conti, Sabrina Nunes Iocken, Thiago Marrara;

COMPRAS PÚBLICAS INOVADORAS, de Luciano Elias Reis;

LICITAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS, de Sidney Bittencourt;

TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, de Cristiana Fortini, Flaviana Vieira Paim;

A LICITAÇÃO INTERNACIONAL NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES, de Sidney Bittencourt;

COMENTÁRIOS E MODELOS DE ATOS E PROCEDIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 14.133/2021, de Jair Eduardo Santana, et al;

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS, de Caio Felipe Caminha de Albuquerque;

DIÁLOGO COMPETITIVO, de Guilherme F. Dias Reisdorfer;

DIREITO ADMINISTRATIVO MODERNO, de Odete Medauar.

>>> Conheça a Seleção FÓRUM | Contratação Pública aqui

Bônus:

Vídeos

Como bônus, o produto acompanha vídeos de palestras do 18º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública, mais tradicional evento de contratação do país: 

  • Autonomia do Controle Externo e a Lei nº 14.133/21

Min. Bruno Dantas

  • Norma geral na Lei nº 14.133/21 – o passado e o futuro da jurisprudência do STF 

Maria Sylvia Zanella di Pietro

  • Importância dos regulamentos na operacionalização da Lei nº 14.133/21

Tatiana Camarão

  • Modalidades de Licitação e Critérios de Julgamento

Rafael Sergio

  • Aspectos relevantes do Procedimento Licitatório na Lei nº 14.133/21 – Continuidade e avanços

Victor Amorim

  • Modernização da Contratação Pública tendo a Lei nº 14.133/21 como ponto de partida

Marçal Justen Filho

  • Obras e serviços de engenharia na Lei nº 14.133/21

Cristiana Fortini

  • Contratação Direta na Lei nº 14.133/21

Joel Niebuhr

  • Sustentabilidade e contratação pública

Daiesse Jaala

  • O papel do TCU na “construção” da Lei nº 14.133/21: em que medida a nova lei convida à reflexão sobre julgados consolidados

Jacoby Fernandes

Download cartilha

Baixe a cartilha completa deste produto.

seleção contratação pública

>>> Conheça a Seleção FÓRUM | Contratação Pública aqui

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *