Compras públicas sem segredo: baixe agora conteúdos gratuitos!

7 de agosto de 2023

uma mulher adulta olhando fixamente para uma tela de computador. os óculos dela estão na mesa assim como alguns livros e agendas de anotação

O primeiro passo para compras públicas sem segredo é identificar os principais erros cometidos no dia a dia das contratações.

O Tribunal de Contas da União divulgou um diagnóstico sobre o tema, apontando sérios problemas no perfil de governança e na gestão das aquisições brasileiras. Na análise feita pelo órgão*, os três erros da contratação pública concentram-se, substancialmente:

1 – Nas etapas de planejamento das contratações.2 – Na seleção do fornecedor3 – E na gestão de contratos de serviços
O que fazer?

O planejamento administrativodeve possuir uma pretensão mais consistente em uma gestão pública eficiente: projetar resultados exitosos diante de desafios concretos da gestão pública, resolvendo problemas sociais.


O que fazer?

Objetivar a seleção pública de maneira que o licitante selecionado não represente propriamente uma escolha do Poder Público, mas, sim, resultado de impessoais especificações técnicas para atendimento do interesse público.
O que fazer?

O primeiro passo é reconhecer que o resultado da contratação não decorre do seu controle, e sim das condições e possibilidades geradas pelo próprio processo de contratação pública.
*Fonte: TCU, TC025.068/2013-0, p. 58

Uma nova relação com a contratação: comece por aqui

Para auxiliar na construção de uma nova relação com a contratação pública, a FÓRUM selecionou dois conteúdos de acesso gratuito para que essa transformação comece agora mesmo.

Os materiais fazem parte do acervo exclusivo da editora, que acredita na disseminação do conhecimento para o alcance de melhores resultados pela Administração Pública.

Confira abaixo:

> O artigo “O edital de pregão segundo a Lei nº 14.133/211”, da autora Fernanda Alves Andrade Guarido, explica, de forma prática, como deve ser o conteúdo do edital, bem como seus elementos, apresentando as inovações e o que é peculiar à modalidade licitatória. O conteúdo faz parte da Revista Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP, importante periódico mensal sobre o tema, especializado em contratação, controle e gestão pública e elaborado a partir das seções Doutrina, Jurisprudência Selecionada e Legislação.

> O trecho da palestra “Modalidades de Licitação e Critérios de Julgamento”, do especialista em licitações, Rafael Sérgio de Oliveira, para o 18º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública — FBCGP. Material prático e indispensável para entender esses importantes aspectos da nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/21.

>> Baixe os conteúdos gratuitamente aqui

Solução para compras governamentais eficientes

A Seleção FÓRUM | Contratação Pública foi convocada para auxiliar gestores e servidores brasileiros a dominarem os conceitos e as técnicas que envolvem as compras públicas.

Com esta nova solução, um conjunto exclusivo de conteúdos digitais especializados em contratação, foi pensado e construído para apoiar os agentes de contratação de todo o país a comprarem com segurança e eficiência.

>> Saiba mais aqui

Conheça os pilares da Seleção FÓRUM | Contratação Pública:

Com você do início ao fim da contratação:

Nos nossos conteúdos selecionados você encontra fundamentação e um criterioso embasamento jurídico para todos os objetivos do processo de compra.

Uma seleção exclusiva de conteúdos totalmente pensada para a contratação pública 

Você tem acesso aos estudos reformulados de acordo com a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) e pesquisas dos grandes especialistas por meio de livros digitais, revistas científicas e vídeos do mais tradicional evento sobre compras públicas do país.

Novos conteúdos todo mês 

Com as revistas Fórum Administrativo – FA e Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP, você recebe novos artigos a cada mês com doutrinas e jurisprudências.

Com assinatura anual, sua instituição terá acesso a: 

  • Revista Fórum Administrativo – FA 
  • Revista Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP
  • 20 livros sobre Contratação e Gestão Pública na nova Lei de Licitações

BÔNUS: vídeos das palestras do 18º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública

>> Conheça todas as vantagens da Seleção FÓRUM | Contratação Pública

Ficou alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone (31) 98369-9928 ou envie um e-mail para equiperi@editoraforum.com.br e conheça um verdadeiro caminho — seguro e eficiente —, para suas contratações.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *