Realizada por meio da Escola do Parlamento (EPFOR), com organização da Editora FÓRUM e promovida pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a iniciativa aconteceu hoje (24) e abordou temas cruciais para as eleições municipais e fortalecimento da democracia. O evento teve como proposta preparar e aperfeiçoar vereadores e profissionais que atuam em equipes técnicas compostas por assessores e profissionais de instituições legislativas, além de atender às necessidades de qualquer cidadão interessado em se qualificar acerca do processo democrático das eleições.
A ocasião contou com participação de autores da FÓRUM e de importantes autoridades atuantes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o Ministro André Ramos Tavares, que abriu as palestras do dia destacando como enfrentar e combater a desinformação, protegendo o eleitor e fortalecendo a democracia. Ele enfatizou que as eleições deste ano serão as primeiras com a democratização da inteligência artificial, cujo uso foi regulamentado pelo TSE, e destaca que “o eleitor só tem liberdade em um ambiente de informação”, ressaltando que a imprensa profissional é extremamente importante, um pilar da democracia. A Ministra Edilene Lôbo, também atuante no TSE, abordou a atuação estratégica do TSE nos bastidores da democracia.
O evento também teve a presença de outros palestrantes renomados na área, como Luna van Brussel Barroso, doutoranda em Direito Constitucional, que ressaltou a legitimidade do regime democrático e os desafios da liberdade de expressão na era digital; Caio Silva Guimarães, servidor público efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, que falou sobre as ferramentas tradicionais e digitais das propagandas eleitorais; e Marcos Ehrhardt Jr., doutor em Direito, que apresentou como a inteligência artificial está transformando o cenário eleitoral e afirmou que “a Justiça Eleitoral, então, tem o papel constitucional direcionado à proteção dos direitos fundamentais, dirigido, portanto, à cidadania, às pessoas”.
O presidente da FÓRUM, Luís Cláudio Rodrigues Ferreira, parabenizou os envolvidos e destacou a importância de ter um evento como este em um momento oportuno do calendário eleitoral, ressaltando que “a arte mais nobre que existe é exercer a Política e esta eleição pode ser a consagração da democracia e da expressão da liberdade do direito de voto”. Ticiana Mota, coordenadora da Escola do Parlamento, também abordou a relevância do encontro e de temas como inteligência artificial, marketing eleitoral e legislação, sobretudo em um ano de eleições municipais.
O Fórum teve inscrições gratuitas e abertas ao público e proporcionou uma experiência profícua para o conhecimento e aperfeiçoamento de profissionais e cidadãos, reforçando o compromisso com o processo democrático das eleições.
Confira alguns registros do evento: