A FÓRUM realizou, por meio do seu setor de Compliance, o III Fórum de Vivência Ética com uma extensa programação voltada para fortalecer a cultura de integridade e ética da editora.
Ao longo da semana, foram realizadas diversas atividades que promoveram a imersão no tema, entre palestras, rodas de conversa e treinamentos, contribuindo com a conscientização e o desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores e stakeholders.
O Fórum é, assim, uma das boas práticas de Governança Corporativa da editora, além de ser o motor para o aperfeiçoamento e conhecimento daqueles que vivenciam os mesmos desafios e que contribuem para a perenidade dos valores basilares da FÓRUM, acreditando que cada um é parte fundamental na transformação das mudanças de que tanto o Brasil quanto o mundo precisam.
A abertura da semana foi realizada pela Supervisora Jurídica da FÓRUM, responsável pelo Compliance, Fernanda Vieira, que fez um panorama do que é o Fórum de Vivência Ética. Em 2023, a programação refletiu a importância da saúde mental e como o tema está intimamente ligado à ética.
Ainda no primeiro dia, a Diretora Executiva da editora, Maria Amélia Mello, falou sobre a construção da governança da FÓRUM. A palestra Governança FÓRUM: história, propósito e futuro, confirmou o compromisso dos gestores em criar, proporcionar e solidificar um ambiente ético, íntegro e pautado em valores inegociáveis.
“O objetivo da Semana de Vivência Ética é continuar sendo o que somos. O Compliance é um programa ‘guardião das sementes’ da FÓRUM”, frisou.
Quem também contribuiu com a palestra foi o presidente e editor da FÓRUM, Luís Cláudio Rodrigues. Na ocasião, ele apresentou o 1º Manual do Colaborador, que nasceu em 2002 com ideias reunidas e transmitidas oralmente em 10 anos de empresa e construídas em conjunto, e destacou:
“A Governança torna a gestão ainda melhor e existe para dar impulso à ela. Credibilidade é o maior ativo da FÓRUM”.
Palestras e rodas de conversa
A palestra “Pressões situacionais e a bravura de se manter íntegro” foi ministrada por Antonio Carlos Hencsey, especialista em projetos relacionados à gestão da ética, prevenção a atos ilícitos em ambiente corporativo e melhoria da cultura de compliance nas organizações.
Ao longo de sua participação, falou sobre questões como a influência do meio na tomada de decisões, o contexto e a moralidade, experimentos da conformidade, da obediência à autoridade e da cegueira ética.
Finalizou ressaltando algumas ações básicas, mas imprescindíveis para fortalecer o ambiente ético e moral dentro das organizações.
“É preciso olhar as coisas por mais de uma perspectiva. Não devemos seguir sem questionar. Como podemos, juntos, resolver esse problema? O que fazer para nos fortalecermos diante da falha de comunicação ou até mesmo da falta de conhecimento?”, finalizou reforçando o poder do diálogo construtivo dentro das empresas.
Os colaboradores participaram, no dia seguinte, de uma roda de conversa e compartilharam sua história com a FÓRUM, e como se sentem envolvidos com o tema no dia a dia de suas funções.
O encerramento da semana foi realizado com um treinamento sobre segurança da informação com a equipe de TI e diretrizes de valor para a sustentabilidade do ecossistema FÓRUM.
“Nosso propósito é fortalecer essa potência para que ela reverbere para o mundo”, destacou Fernanda Vieira finalizando o III Fórum de Vivência Ética da FÓRUM.