Neste ano, o podcast FÓRUM Convida reuniu importantes especialistas para debater temas relevantes e atuais do Direito, em um espaço de troca de informações, ideias e opiniões, consolidando seu papel como um ambiente de debates e interações de conhecimento.
Conduzido com maestria pelos Doutores em Direito e autores FÓRUM, Marcos Ehrhardt e Marcos Catalan, o programa uniu expertise técnica e análises práticas que fizeram a diferença na construção de debates sólidos e ricos em informações para a audiência. Ao longo do ano, os episódios abordaram desde assuntos temáticos como música e carnaval no contexto das ciências jurídicas, até tópicos atuais como o uso da inteligência artificial e a judicialização da saúde.
Com uma abordagem sólida e didática, o FÓRUM Convida destaca-se como uma excelente referência para quem busca informação e análise de temas jurídicos com qualidade e profundidade. Os episódios contam com a presença de convidados conceituados em suas áreas, que traduziram temas complexos em debates envolventes, compartilhando experiências e aprofundando questões essenciais, conectando teoria à prática.
Episódios que fizeram sucesso
O ano de 2024 foi marcante para o FÓRUM Convida, com discussões que conectaram temas jurídicos complexos aos desafios que os profissionais do Direito e a sociedade enfrentam no cotidiano. Nesta temporada, alguns episódios se destacaram e marcaram nossa audiência, confira:
- Inadimplemento contratual por eventos climáticos, com Bruno Miragem
No episódio, o especialista discutiu as implicações contratuais diante de eventos climáticos catastróficos. Diante do cenário da catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul, que sofreu com uma das piores enchentes da história da região, o professor e Doutor em Direito, Bruno Miragem, debateu quais seriam as implicações contratuais diante de situações climáticas catastróficas e falou sobre questões relacionadas ao Direito dos Desastres, que trata do assunto.
- Medidas coercitivas atípicas, com João Aguirre
Na ocasião, o advogado e professor, João Aguirre, abordou a admissão do magistrado utilizar, quando necessário, medidas coercitivas atípicas para garantir o cumprimento ou efetivação de uma decisão judicial, a partir das delimitações do Código de Processo Civil de 2015. O que são essas medidas, como elas funcionam e quais as implicações? O episódio rendeu esses e outros questionamentos interessantes acerca do tema.
- Responsabilidade Civil Contemporânea, com Salomão Resedá
O dano moral pode ser atrelado ao sentimento? E o seu conceito tem a ver com a abordagem da dignidade da pessoa humana? Essas perguntas foram a base do episódio, que tratou de um assunto controverso e desafiador para os profissionais do Direito: a responsabilidade civil contemporânea. Entre outros tópicos, o convidado e doutor em Direito Público, Salomão Resedá, explicou como separar um mero aborrecimento do que verdadeiramente é um dano.
- Direito e carnaval, com Fernanda Barretto
No ritmo da folia carnavalesca, o FÓRUM Convida abordou essa grande festa popular brasileira, sem deixar de tratar de assuntos importantes para as ciências jurídicas na atualidade. Durante a conversa, a advogada e presidente do IBDFAM da Bahia, Fernanda Barretto, refletiu sobre o carnaval como expressão de resistência e destacou a importância da discussão de pautas sociais urgentes durante esse período.
- Inteligência artificial nas eleições, com Gustavo Ferreira
Com a aprovação da Resolução n.º 23.732/2024, que alterou a Resolução n.º 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre a propaganda eleitoral, surgiram regras inéditas em relação à Justiça Eleitoral. Durante a conversa com o Doutor em Direito, Gustavo Ferreira, os participantes destacaram que, com a aplicação da norma, as eleições no Brasil trazem verdadeiras mudanças de comportamento para quem milita no processo eleitoral.
Conheça o FÓRUM Convida
Se você perdeu algum desses episódios, aproveite a retrospectiva e acompanhe os conteúdos que mais impactaram a nossa audiência em 2024! Para o próximo ano, a FÓRUM segue firme como sua ponte para o conhecimento, conteúdo jurídico de excelência e debates relevantes.