O papel do gestor público no processo decisório é de fundamental importância para a eficiência e eficácia dos serviços prestados à população. Tomadas de decisão precipitadas, sem embasamento, incoerentes ou inconsequentes podem acarretar prejuízos financeiros ao órgão, comprometer a qualidade do serviço público e ainda gerar processos administrativos contra o decisor. Uma medida equivocada pode incorrer em infrações às leis vigentes, ainda que não seja de má-fé.
Neste contexto, o gestor público tem o conhecimento como principal aliado. Para isso, deve se munir de uma base segura de informação. Mas como ter acesso rápido a um conteúdo confiável que ajudará nas decisões mais sensíveis na gestão pública?
Confira então as nossas dicas:
1 – Conte com especialistas renomados
Em todas as áreas da gestão pública, é possível encontrar diversos especialistas e consultores. Procure se atualizar por meio de autores com grande histórico de publicações relevantes na área. Avalie a quantidade de obras e até mesmo o número de edições de determinada publicação. Estes dados podem ser bons indicativos sobre o reconhecimento do autor no mercado. Não deixe de verificar o currículo do escritor na Plataforma Lattes. No site, é possível visualizar todo o histórico de contribuições acadêmicas e profissionais do especialista. Outro fator relevante é a própria editora. Busque livros editados por empresas dedicadas a produzirem o tipo de conteúdo procurado com qualidade.
2 – Diversifique os tipos de conteúdos
Reúna em sua fonte de pesquisa doutrina, jurisprudência, notícias e análises de legislação. Assim você estará amparado por um acervo diversificado de informações para o embasamento rico e seguro da tomada de decisão.
3 – Tenha o acesso digital ao conhecimento
Com o aperfeiçoamento tecnológico no acesso à informação, é fundamental ter um acervo disponível no ambiente digital. Isso significa mais praticidade durante a procura pelo conteúdo que precisar e mais tempo para realizar a pesquisa. Além disso, há a possibilidade de fazer uma leitura interativa extraindo a informação necessária para fundamentar suas decisões.
4 – Faça uma curadoria
Para não se perder no mar de informações, é importante organizar e selecionar os conteúdos mais relevantes para a sua área de atuação. É imprescindível acompanhar de perto as notícias que afetam diretamente a sua gestão e as tendências jurisprudenciais e doutrinárias. Uma boa dica é identificar, listar e monitorar diariamente as melhores fontes. Implemente em sua rotina uma ronda pelos principais sites de consulta da sua área. Desta forma, você estará bem informado e não perderá nenhuma novidade.
5 – Conheça a Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico®,
A Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico® compila todo o conhecimento gerado, certificado e sistematizado pela FÓRUM durante os mais de 20 anos de selo editorial. São diversas revistas especializadas em Direito Administrativo, com foco na Administração Pública, além de vídeos, livros e informativos, como o do professor Jacoby Fernandes, referência em Direito Público.
A ferramenta oferece o recurso de fazer anotações e marcações nos textos, buscar por palavras e expressões presentes no conteúdo que está lendo, criar pastas de estudos e compartilhar conteúdo, além de proporcionar a experiência inédita de pesquisar, ao mesmo tempo, em livros, vídeos e informativos
Outra funcionalidade é a possibilidade de fazer as referências de forma simplificada. Ao copiar e colar partes dos livros e revistas a referência bibliográfica permanecerá padronizada e pronta para uso, segundo as normas da ABNT.
Uma ferramenta de conhecimento essencial aos bons gestores públicos. Com essas dicas, você terá mais segurança para decisões mais assertivas.
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