O que os livros têm a nos ensinar? Tudo. Neles, você encontrará sabedoria, amor e empatia; palavras de alegria e de tristeza; outros mundos; passado e futuro; real e imaginário. A leitura transforma — estimula a criatividade, desenvolve o senso crítico e torna as pessoas mais preocupadas com o bem-estar coletivo.
A seguir, em comemoração ao Dia Nacional do Livro, conheça um pouco mais da história dos livros no Brasil.
Dia Nacional do Livro
Quando veio para o Brasil com a Família Real em 1808, D. João VI trouxe cerca de 60 mil livros, manuscritos, mapas, documentos e outras peças. A partir desse acervo, em 29 de outubro de 1810, foi oficialmente fundada a Biblioteca Nacional (na época, Biblioteca Real), no Rio de Janeiro (RJ).
Em homenagem a esse marco na história do país, 29 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional do Livro.
O primeiro livro impresso
Anteriormente à chegada da Família Real, a impressão de livros era proibida no Brasil, pois Portugal exercia forte pressão sobre a colônia. Porém, quando a corte portuguesa se instalou na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, algumas mudanças fizeram-se necessárias. Foi em tal cenário que, em 13 de maio de 1808, por meio de um decreto assinado por D. João VI, criou-se a Imprensa Régia.
A primeira obra impressa em solo brasileiro foi um livro de liras e sonetos: “Marília de Dirceu”, do jurista e poeta Tomás Antônio Gonzaga. O autor era filho de um brasileiro com uma portuguesa e morou por algum tempo em Vila Rica (atual Ouro Preto), em Minas Gerais, onde, em 1789, foi acusado e detido por participar da Inconfidência Mineira.
Conheça a Editora FÓRUM
Nós, da FÓRUM, acreditamos que o conhecimento bem aplicado melhora o mundo. Com esse propósito, em março de 2003, lançamos o nosso primeiro livro: “Tribunal de Contas do Brasil”, de Jacoby Fernandes.
Temos, hoje, mais de 950 títulos sobre Direito e áreas afins e possuímos o maior catálogo de Direito Administrativo do país. Nossos livros estão disponíveis na versão impressa e digital. Além disso, na Plataforma da FÓRUM, é possível acessar o nosso acervo completo.
Neste Dia Nacional do Livro, a FÓRUM homenageia e agradece a nossos autores e leitores que contribuem para a cultura do conhecimento que, bem aplicado, melhora o mundo por meio da leitura. Para nós, é motivo de orgulho conectar estudiosos a renomados escritores que, juntos, colaboram para semear uma rede fértil de saberes em prol do desenvolvimento do Direito Público e da transformação social.
Você também reconhece o poder da leitura na transformação do mundo? Compartilhe conosco um livro da FÓRUM que marcou a sua vida.