Accountability overload: um risco para as concessionárias de saneamento

9 de novembro de 2023

Quando prestados por concessionárias (sejam estatais ou empresas privadas) os serviços públicos de saneamento encontram-se submetidos ao controle por parte do poder concedente; de agências reguladoras; dos órgãos e entidades do SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária); dos órgãos e entidades do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente); dos Tribunais de Contas e do Ministério Público.

Diante dessa grande quantidade de atores podendo atuar no polo controlador, é grande o risco de sobrecarga/superposição de instâncias de controle sobre a ação das concessionárias, risco esse que recebe a alcunha de “accountability overload”.

Para Marianna Willeman, o fenômeno da accountability overload nada mais é do que a “superposição de instâncias de controle sobre a ação administrativa, que, não raro, chega a comprometer a própria eficiência da gestão pública em decorrência de seus excessos e de suas patologias[1]”.

Na accountability overload, com o excesso de instituições e de mecanismos de controle e supervisão, engessa-se a atividade administrativa (que, aqui no caso do texto, é a atividade delegada à concessionária para prestar serviços públicos sob o regime de concessão), determinando ou dando uma margem quase nula para tomada de decisões, eliminando graus de discricionariedade próprios de burocracias estatais (que, mais uma vez trazendo para a realidade debatida aqui no artigo, é a margem de discricionariedade da concessionária na exploração econômica da atividade de prestação de serviços públicos), que atrasam o desenvolvimento e o dinamismo, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social.

A accountability overload causa patologias organizacionais e perversos efeitos colaterais, afetando a produtividade, a eficiência da gestão, a responsividade e a qualidade dos serviços públicos, conforme anota Arie Halachmi[2]: “The paradox is that the accountability fervor meant to assure performance can have direct and indirect consequences that undermine it. The direct dysfunctions manifest themselves in various ways – such as delays or red tape from the perspective of service recipients; dwelling too long on short term success; excessive use of resources when compared with private organizations; slowness in or lack of responsiveness; interference with the execution of other programs; siphoning of critical resources from operation to underwrite the overhead cost of accountability; and the discouragement of innovation and improvisation to address rapidly changing circumstances. Extreme cases of accountability overload may dissuade innovation in other organizations that consider alternatives for addressing a public need. Such deterrence may have adverse effects on the polity’s welfare”. Tradução livre:O paradoxo é que o fervor da accountability destinado a garantir o desempenho pode ter consequências diretas e indiretas que o prejudicam. As disfunções diretas manifestam-se de diversas formas – como atrasos ou burocracia na perspectiva dos destinatários dos serviços; insistir muito no sucesso de curto prazo; uso excessivo de recursos quando comparado com organizações privadas; lentidão ou falta de capacidade de resposta; interferência na execução de outros programas; desvio de recursos críticos da operação para cobrir os custos indiretos da responsabilização; e o desencorajamento da inovação e da improvisação para enfrentar circunstâncias em rápida mudança. Casos extremos de sobrecarga de accountability podem dissuadir a inovação noutras organizações que considerem alternativas para responder a uma necessidade pública. Essa dissuasão pode ter efeitos adversos no bem-estar do sistema político”.

A existência e o prejuízo advindo de tal “modelo de múltiplas chibatas[3]” inclusive vem sendo reconhecido pelos próprios Tribunais de Contas brasileiros, como é o caso do TCE/RJ no Acórdão nº 90272/2023: “Havendo coincidência entre a matéria tratada em processo perante o Tribunal de Contas e o objeto de Mandado de Segurança com decisão de mérito, ainda que prevaleça a independência entre a instância judicial e este Tribunal, forçoso reconhecer a ausência do critério de oportunidade para se prosseguir com o exame de mérito (…) evitando-se os efeitos adversos da sobrecarga/superposição de instâncias de controle sobre a ação administrativa (accountability overload), de forma a prevenir eventuais decisões conflitantes e resguardar a segurança jurídica” (TCE/RJ, Acórdão nº 90272/2023-PLENV, Processo TCE-RJ nº 229.118-8/23).

Num país em que, por exemplo, a judicialização e a pulverização de agências reguladoras são dificuldades notórias que afetam as concessionárias da área de saneamento, é fundamental que a sobrecarga/superposição de instâncias de controle passe a ser mais estudada e debatida, evitando-se assim que a accountability se torne um problema ao invés de um elemento inafastável para a boa prestação de serviços públicos.


Autor: Aldem Johnston Barbosa Araújo, advogado de Mello Pimentel Advocacia.

E-mail: aldem.johnston@mellopimentel.com.br.


Notas

[1] Willeman, Marianna Montebello, Accountability democrática e o desenho institucional dos Tribunais de Contas no Brasil, Belo Horizonte: Fórum, 2017, pág. 293.

[2] Halachmi, Arie. Accountability overload. In: BOVENS, Mark; GOODIN, Robert E.; SCHILLEMANS, Thomas (Coord.). The Okford handbook of public accountability. Nova Iorque: Oxford University Press, 2014, pág. 561)

[3] Alves, Maria Fernanda Colaço. Múltiplas Chibatas? Institucionalização da Política de Controle da Gestão Pública Federal 1988-2008. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009, pág. 01.


Aprofunde-se sobre o tema

Conheça esta obra imprescindível para a compreensão dos desafios relacionados ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Saneamento Básico uma Lei e um Marco, coordenada por Augusto Neves Dal Pozzo, Geninho Zulian

Promulgou-se, recentemente, no Brasil, a inovadora reforma do Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/20), com o fim de promover, finalmente, a universalização de serviço público fundamental ao desenvolvimento econômico e social do País.

A obra que ora se apresenta ao mercado editorial brasileiro, conformada por um conjunto especialíssimo das principais autoridades do setor, é fundamental para contribuir com a intepretação de aspectos desafiadores do setor de saneamento básico, servindo como mecanismo fundamental para todos aqueles que se encontram cingidos às suas normas jurídicas.

Conheça a obra aqui

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *