Com os pés no presente e o olhar no futuro, FÓRUM celebra resultados e traça metas
Na última segunda-feira (29), o 2º Encontro FÓRUM do ano reuniu colaboradores e diretores em Belo Horizonte–MG, para um dia repleto de reencontros e construções coletivas. Realizado na Amadoria, o Encontro promoveu uma programação especial dedicada à meditação, aos direcionamentos estratégicos e apresentação de resultados de todos os setores ao longo de 2024. O dia marcou também a realização da 4a Edição do FÓRUM de Vivência Ética | Nossas Histórias, voltado para fortalecer a cultura efetiva de integridade e ética da Editora por meio de um conjunto de ações e discussões envolvendo os colaboradores.
Meditação e prática corporal
O dia começou com uma meditação conduzida pelo professor de yoga, Renato Moura, que convidou a todos a se conectarem com o seu interior, com atenção à respiração e reações do corpo a diferentes estímulos, como o sonoro, o olfativo e o visual. Renato trouxe a experiência de meditação com a utilização do gongo, instrumento milenar que estimula uma sensação de relaxamento profundo no cérebro.
“Nossa ideia hoje é oferecer a vocês um momento de meditação e conexão interior como fundamentais para mantermos nossa saúde mental, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. Esse equilíbrio interno nos ajuda a enfrentar desafios com mais clareza e calma, fortalecendo nossa capacidade de lidar com situações de estresse e promovendo bem-estar em todas as áreas da nossa vida.”, afirmou Renato.
Abertura e direcionamentos
A abertura da reunião contou com um momento de espiritualidade conduzido pelo presidente Luís Cláudio Ferreira e pela diretora-executiva Maria Amélia Mello. Luís Cláudio agradeceu às equipes pelo momento vivido pela FÓRUM e convidou a todos a estabelecerem um olhar atento para esta última etapa de 2024, destacando os desafios e avanços alcançados ao longo do ano.
Apresentou também momentos marcantes nos últimos anos e que fortaleceram os valores que regem a FÓRUM como “vida”, “ética” e “credibilidade”. Passou por alguns pilares de atuação que pautam a FÓRUM há mais de 30 anos e que seguem como compromissos para o final deste ano:
“Devemos robustecer a FÓRUM através da criação e manutenção de um ecossistema alinhado com o nosso valor maior, a “vida”. Tornar fecundo o nosso trabalho, poder dignificá-lo para que nossas relações sejam sempre humanas, acima de tudo. (…) estabelecermos relações cada vez mais sólidas, através de um networking estratégico, que agregue valor genuíno aos clientes e às pessoas, que perceberão todo o nosso valor. Hoje a FÓRUM pauta o mercado, somos a referência. E assim, a empresa estará pronta para escalar.”
O presidente da FÓRUM também destacou a importância de seguirmos construindo uma comunicação cada vez mais transparente, que conte com uma forte colaboração entre as equipes, sem abdicarmos do comprometimento com uma cultura de inovação e gestão financeira que marcam a história da FÓRUM.
A diretora-executiva Maria Amélia Mello abordou a importância de pensarmos novos negócios e seguirmos mantendo o crescimento observado durante 2024. Na ocasião, ela ressaltou a importância de semear nossos valores para além da FÓRUM, norteando a forma de atuar e impactando positivamente todo o ecossistema no qual a empresa está inserida.“Vencidos tantos desafios recentes, hoje a FÓRUM vive um bom momento. Através do empenho de todos aqui, temos o privilégio de contar com a credibilidade do mercado, que nos vê como uma empresa séria e consolidada. Esse nosso caminhar enfrentou muitos desafios, mas também os resultados têm sido ainda maiores. Hoje, todo mundo quer trabalhar e fazer negócios com a FÓRUM” afirmou Maria Amélia Mello.
Alinhamentos estratégicos
Juliana Carolina, analista de Recursos Humanos, apresentou o novo organograma da FÓRUM após mudanças estruturais, deu as boas-vindas aos novos membros da equipe e destacou a importância do cuidado com as pessoas e suas necessidades.
Diretora da equipe de Operações, Adriela Costa apresentou os resultados e tendências do negócio ao longo dos últimos anos, ressaltando “os muitos desafios de um ano positivo, que vem numa crescente, mas que ainda exige que foquemos e sigamos fortalecendo nossas operações e desenvolvendo o nosso modelo de negócio através de uma análise de dados mais robusta e com maior poder decisório”.
Na sequência, as equipes do Financeiro, Editorial, Logística e Marketing apresentaram seus resultados, com destaques positivos ao crescimento da produção e expedições de livros e periódicos, bem como o fortalecimento institucional.
Marina Boense, Diretora de Relacionamentos Institucionais – RI, destacou os resultados alcançados até o momento, citando o foco da equipe quanto ao “trabalho interno de levar aos clientes novos produtos, além de focarmos na busca por novos clientes”.
O Diretor de Tecnologia da Informação – TI, Phellipp Adelário, falou sobre os desafios enfrentados pelo setor e as oportunidades frente às inovações no mercado.
FÓRUM de Vivência Ética: valores vividos na prática
Promovido pelo setor de Compliance, o 4o FÓRUM de Vivência Ética | Nossas Histórias ofereceu ao longo da tarde uma programação voltada para fortalecer a cultura de integridade e ética da Editora. O evento também tem o propósito de promover a imersão em atividades nos temas, entre rodas de conversa e dinâmicas, contribuindo com a conscientização e o desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores.
Referência em ética e transparência, a FÓRUM possui desde 2020 um Programa de Integridade e Compliance, que reforça as boas práticas em seu ambiente interno e nas relações com o setor público e privado, estimulando todos os parceiros, sejam eles colaboradores ou terceiros, a compartilharem da conduta ética.
O Fórum representa uma das práticas exemplares de Governança Corporativa da Editora, além de ser um impulso essencial para o desenvolvimento e aprendizado de todos que enfrentam desafios semelhantes e ajudam a manter os valores fundamentais da FÓRUM. Cada colaborador é visto como peça-chave na promoção das mudanças necessárias.
A Supervisora Jurídica de Compliance, Fernanda Vieira, deu início ao evento, introduzindo o tema e incentivando a todos a seguirem adotando práticas construídas sobre uma base ética e íntegra.
“Quando falamos sobre ética e integridade, ouvimos sempre as mesmas respostas: ‘fazer o que é certo, mesmo que ninguém esteja vendo’. Mesmo sem vigilância ou recompensas, é fundamental ter consciência e optar pelo caminho correto. E por que isso importa para as organizações? Porque as empresas impactam profundamente, tanto internamente quanto no ambiente ao seu redor”, reforça.
Fernanda explicou, ainda, que o objetivo da iniciativa é promover os padrões éticos do Programa de Integridade e Compliance FÓRUM, criando um espaço contínuo de aprendizado para que todos compreendam seu papel no cumprimento das normas da empresa. “A ética é o alicerce da Editora FÓRUM e ir além do mero cumprimento de normas representa incorporar os valores que pautam nossas ações e relações no dia a dia”, afirma.
Trazendo o debate para a rotina da empresa, os colaboradores se dividiram em grupos para uma dinâmica na qual discutiram cenários que vivenciaram em suas experiências pessoais, quando colocados diante de conflitos e questionamentos éticos.
Homenagens e encerramento
O fim do dia foi marcado por homenagens aos colaboradores com longa trajetória na FÓRUM. Foram reconhecidos os cinco anos de dedicação da supervisora de Marketing, Amanda Costa de Morais; do analista de Logística, Alandes Ferreira; e do supervisor de Infraestrutura, Daniel Jares. Além disso, Lucileide Silva, carinhosamente conhecida como Lucinha, foi celebrada por seus 20 anos de contribuição à empresa.
O presidente, Luís Cláudio Ferreira, encerrou o evento expressando sua gratidão pelo caminho trilhado até aqui e seu entusiasmo pelo futuro da FÓRUM.