O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e autor da FÓRUM, Luís Roberto Barroso, esteve, nesta semana, na Escola Superior da Procuradoria-Geral do Espírito Santo (ESPGE), onde participou da Aula Magna de abertura do ano letivo da instituição.
O evento, realizado na capital capixaba, reuniu o governador do Estado, Renato Casagrande, e os alunos da Escola, marcando, ainda, o início das comemorações dos 80 anos da Procuradoria-Geral (PGE).
A ida do ministro do STF ao Espírito Santo é resultado da parceria entre a FÓRUM e a PGE, que conta com a Biblioteca Digital FÓRUM de Direito, módulo que contempla todas as revistas científicas publicadas pela editora, a Coleção Digital FÓRUM Jacoby de Direito Público, a Biblioteca Digital FÓRUM Livros (1ª a 9ª séries), a Biblioteca Digital FÓRUM Del Rey (1ª a 5ª séries), e a Biblioteca Digital FÓRUM Vídeos (1ª a 7ª séries), produtos da Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico®.
Como editora líder em Direito Público no Brasil e por acreditar que o conhecimento jurídico de qualidade melhora o mundo, o objetivo da FÓRUM é poder levar o autor, através de eventos e palestras, cada vez mais perto dos seus leitores.
Esforço reconhecido pelo procurador-chefe da ESPGE, Alexandre Nogueira Alves, que ressaltou que nomes como o do ministro Barroso têm garantido conteúdos da melhor qualidade aos alunos e residentes.
“Nossa preocupação constante tem sido ofertar aquilo que há de melhor em termos de advocacia pública no País”, ressalta, complementando que “nos últimos três anos, a parceria com a FÓRUM tem viabilizado a ida de personalidades de destaque no mundo jurídico para a realização desses eventos.”
Em sua palestra, Barroso falou sobre temas como enfrentamento à pobreza, aquecimento global e democracia. O ministro também apresentou um cenário preocupante, em que a internet e seu uso para atividades ilícitas tem despertado comportamentos socialmente indesejados e, em muitos casos, criminosos.
“A mentira é sempre um problema ético, é inaceitável. Nenhuma causa legitima a mentira, a ofensa deliberada. Essa não é uma ideologia, é só uma derrota do espírito”, frisou.
Também participaram do evento, o vice-governador Ricardo Ferraço; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fabio Clem de Oliveira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Rodrigo Chamoun; o defensor-público geral, Vinicius Chaves de Araújo; o superintendente da Polícia Federal no ES, Eugênio Ricas; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral/ES, desembargador José Paulo Calmon; além de dirigentes de autarquias e representantes do Tribunal Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) e Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (Apes).
Sobre a ESPGE
A Escola Superior da PGE oferece o curso de pós-graduação (lato sensu) em Direito do Estado e Advocacia Pública para servidores estaduais da Administração direta e indireta, bem como a todos os participantes do Programa de Residência Jurídica da PGE.
Segundo as normas da instituição, para ingressar na pós-graduação, os interessados devem, na época da inscrição, passar por um processo seletivo simplificado. Já para entrar no Programa de Residência Jurídica, os candidatos são submetidos a concurso.
A publicação dos editais é amplamente divulgada no Diário Oficial do Estado, no website da PGE e nas redes sociais da instituição (Instagram e Facebook).