Representar os ideais de comportamento, atitudes e de relacionamento da empresa com os públicos interno e externo. Esta é uma das funções dos valores propostos por uma organização. Na FÓRUM, os conceitos vão além do papel e são pontos de partida para a definição de uma identidade empresarial focada em: pessoas, ética, cidadania, conhecimento, inovação, excelência, credibilidade, delicadeza e zelo.
A diretora-executiva da FÓRUM, Maria Amélia Mello, classifica os valores como o DNA da empresa. “Eles são os principais guias de como trabalhamos, muito além de processos, estratégias e objetivos. Os valores criam nossa identidade e nos tornam únicos no que fazemos”, ressalta a diretora.
Para Maria Amélia, é fundamental que os conceitos estejam bem difundidos entre os colaboradores da empresa. “Cada pessoa que trabalha na FÓRUM é a própria FÓRUM. Quando trata com um cliente, um autor, um fornecedor, outro funcionário, ela é a FÓRUM. Por isso, precisa estar repleta de nossos valores, completamente imbuída no que a FÓRUM é”, explica.
Na opinião da diretora, os valores também influenciam diretamente no sucesso da empresa, que é construído em cada decisão tomada individualmente. “É numa fala com um cliente, é na escolha de uma imagem, na forma de apresentar um relatório – ou seja, nas pequenas práticas do dia a dia – que a estratégia se realiza, que a FÓRUM constrói seu caminho de sucesso. Os nossos valores são guias que tornam essas decisões e práticas homogêneas e efetivas”, afirma.
Ela destaca ainda sobre forte a identidade de empresa familiar da editora, que é motivo de orgulho dos sócios. “Somos uma empresa em muitos sentidos familiar, do que nos orgulhamos. Passar adiante aquilo que guiou de fato a vida de nosso fundador é um dever da FÓRUM, para que a potência que nos impulsionou até aqui possa crescer e se perpetuar não só na editora, mas na vida de cada um.”
Embora a empresa já adote políticas de compliance e possua certificação ISO 9001, o grande pilar da integridade empresarial, segundo Maria Amélia, são os valores, responsáveis por guiar as ações e decisões rotineiras de cada colaborador. “Para isso, é preciso trabalhar estes valores incessantemente para que estejam de fato impregnados em todos nós”, enfatiza.
Promoção dos valores na prática
Nos últimos meses, ainda em regime de teletrabalho, a empresa continua investindo em ações que disseminam os valores entre os colaboradores. Em setembro, foi trabalhado o valor “Ética”. Na oportunidade, os funcionários apresentaram, durante reunião geral, uma peça de teatro abordando o tema “assédio sexual e moral”. De acordo com a assistente de Recursos Humanos, Juliana Carolina, além de trabalhar a ética, o intuito foi tirar todos da zona de conforto.
Já em outubro, o valor “Zelo” foi o foco das atividades. A empresa promoveu a tradicional “Festa da Família”. Devido às medidas de distanciamento social, a celebração ocorreu no formato virtual. No entanto, para demonstrar o cuidado e o zelo com cada profissional, o presidente, editor e fundador da FÓRUM, Luís Cláudio Rodrigues, e a diretora-executiva, Maria Amélia, foram até as residências de cada colaborador entregar um kit para o happy hour e brinquedos para seus filhos.
O valor “Delicadeza” foi a pauta de novembro. Por meio de um sorteio no site “Amigo secreto”. Cada funcionário pode enviar um gesto de delicadeza a um colega, seja por meio de telefonemas, mensagens, cartas ou e-mail.
Para fechar o ano, neste mês de dezembro, o valor aplicado será “Cidadania”. Na ação estão previstas as doações de cestas básicas, roupas, livros e brinquedos para moradores da ocupação Rosa Leão – Izidora, na região norte de Belo Horizonte.
Em 2021, as ações prosseguem com as práticas dos demais valores da empresa.