A Robert Half, consultoria multinacional especializada em recrutamento, publicou a pesquisa “Guia Salarial 2017” sobre as médias salariais em diversas áreas no Brasil, incluindo o setor jurídico. De acordo com o estudo, no campo de trabalho dos advogados, os movimentos de reestruturações das empresas continuarão a abastecer a área de contencioso e consultivo trabalhista e a demanda será mantida neste ano.
Outra área que permanece valorizada, segundo a Robert Half, é a tributária, principalmente, para profissionais que detêm experiência com consultoria tributária voltada para planejamento e redução de custos com tributos. Destaque também áreas de compliance e concorrencial, que devem seguir valorizadas devido ao impulso dado pela operação “lava jato”.
O estudo destaca ainda que existe uma grande procura por advogados com espírito empreendedor, que tenham a capacidade de gerar novos negócios. Já para os profissionais que estão entrando agora no mercado, a busca é por advogados com atitude proativa, o domínio do inglês e o engajamento acadêmico.
Veja abaixo a média salarial por porte de empresa, nível profissional e a comparação com 2016: