Na atual configuração da sociedade capitalista, as instituições bancárias atuam como protagonistas, assumindo funções que vão além da simples intermediação do capital. Tamanha importância fora conquistada ao longo dos anos, com o desenvolvimento das relações econômicas tanto em nível local como global, sendo o dinamismo destas um dos traços marcantes do atual contexto social. Neste cenário, os bancos tornam-se ambientes sensíveis à criminalidade, em que a conformidade dos processos internos com a lei buscada através do compliance apresenta-se como uma importante ferramenta na prevenção de crimes de natureza econômica.
Leia o artigo completo de autoria dos advogados e mestres em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Álisson dos Santos Cappellari e Vicente Cardoso de Figueiredo, publicado na edição número 6 da Revista Fórum de Ciências Criminais – RFCC
Mais sobre a RFCC
Para você conhecer os demais artigos, listamos neste link, o sumário da última edição da Revista Fórum de Ciências Criminais – RFCC. Aproveite para conhecer melhor os temas com conteúdos de autores renomados clicando aqui.
Boa leitura.