Amplamente alteradas no texto da Nova Lei de Licitações – Lei n° 14.133/21, as regras de duração dos contratos administrativos são destaques da edição nº 12 da Revista Internacional de Direito Público – RIDP.
No primeiro artigo da revista, o autor Ricardo Marcondes Martins, doutor em Direito Administrativo pela PUC-SP, discorre sobre a inconstitucionalidade das alterações feitas no novo marco legal.
“A Lei nº 14.133/21, ao tratar, nos arts. 105 a 114, da duração dos contratos administrativos alterou profundamente a disciplina estabelecida no art. 57 da Lei nº 8.666/93. Apesar de atender aos reclamos de muitos operadores do Direito, o novo regime apresenta diversas inconstitucionalidades”.
O estudo feito pelo autor da FÓRUM, “não apenas efetua a exegese das referidas regras, mas explicita as respectivas violações à ordem constitucional vigente”. Ressaltando que “se, por um lado, a lei atendeu aos reclamos dos administradores públicos, facilitando a contratação, por outro, desconsiderou as regras constitucionais referentes à realização da despesa pública. Corrigiu‑se o desastroso equívoco de estudar a duração dos contratos administrativos sem atentar para as regras do Direito Financeiro. Corrigido esse erro, as regras extraídas dos referidos artigos 105 a 114 foram submetidas a cuidadosa interpretação conforme a Constituição”.
Trechos do artigo “Duração dos contratos administrativos na Lei nº 14.133/21” – RIDP nº 12
Em uma ampla argumentação, temas como princípio da estrita legalidade da despesa pública e suas exceções; estágios da despesa pública, exercício financeiro e leis orçamentárias; exceção do §2º do art. 167 da CF/88; alteração do limite de duração contratual; e diversos outros assuntos são tratados pelo autor neste artigo.
>>Saiba mais sobre a RIDP aqui
A pesquisa sobre as regras de duração dos contratos administrativos na NLLC é apenas um dos vários estudos presentes nesta edição da RIDP, que também aborda o Direito Consuetudinário Internacional; os direitos sociais dos imigrantes e direitos humanos; xenofobia: política de exclusão e de discriminações; nótulas sobre os princípios jurídicos e sua relação com os direitos fundamentais; o endividamento público, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); o Projeto de Resolução nº 84/2007-SEN: reflexões sobre o equilíbrio fiscal brasileiro; e vários outros.
Veja também:
Por que se atualizar por meio de revistas jurídicas digitais?
Tradicional revista sobre contratações públicas trará conteúdo mensal sobre a Nova Lei de Licitações
Revista reúne mais de 3 mil doutrinas sobre contratações públicas; veja como baixar artigo grátis
Confira os artigos presentes nesta edição
Listamos abaixo e neste link, o sumário da edição nº 12 da RIDP.
Duração dos contratos administrativos na Lei 14.133/2021
Ricardo Marcondes Martins
O Direito Consuetudinário Internacional
Benigno Núñez Novo
Os direitos sociais dos imigrantes. Abordagem de direitos humanos
Benigno Núñez Novo
O direito internacional dos direitos humanos
Benigno Núñez Novo
Permissão da Intimação Eletrônica por meio de Aplicativo de Mensagens Multiplataforma: estado da arte
Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra
Xenofobia: política de exclusão e de discriminações
Cleide Aparecida Vitorino e William Rosa Miranda Vitorino
As implicações da Pandemia Covid-19 ao meio ambiente laboral saudável e a Organização Internacional do Trabalho – OIT
Fabrício Gonçalves Zipperer
Nótulas sobre os princípios jurídicos e sua relação com os direitos fundamentais
Rudinei Baumbach
O endividamento público, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o Projeto de
Resolução n. 84/2007-SEN: reflexões sobre o equilíbrio fiscal brasileiro
Bruno Vieira da Rocha Barbirato
A arbitragem nas relações de consumo internacionais
Rodrygo Welhmer Raasch
Criminalização de conduta homofóbica como racismo: impossibilidade da interpretação conforme em ação direta de inconstitucionalidade por omissão e em mandado de injunção
Brunna Lee Alves Nolasco
A aplicação da teoria da eficácia horizontal dos direitos fundamentais no conflito entre a liberdade de informação e o direito à privacidade
Aline Hirt
Fragmentos sobre o romance em um estado de exceção
Gustavo Pizzicola
Questões constitucionais e administrativas sobre a atuação do Supremo Tribunal
Federal na Pandemia de COVID-19
Rodrigo Marchetti Ribeiro
A psicopatia e a necessidade de uma política criminal adequada
Priscila Bianchini Mortari e Joel Saueressig
Violência Doméstica: o impacto da inércia do Estado frente às políticas públicas de
defesa dos direitos das mulheres
David Costa Fontes e Karla Thaís Nascimento Santana
>>Saiba mais sobre a RIDP aqui
Artigo gratuito
Engajados com a propagação de conhecimento jurídico de qualidade, disponibilizamos, gratuitamente, o artigo “O Brasil e os Tratados Internacionais” escrito por Benigno Núñez Novo. Os tratados são considerados uma das fontes do Direito Internacional positivo e podem ser conceituados como todo acordo formal, firmado entre pessoas jurídicas de Direito Internacional Público, tendo por finalidade a produção de efeitos jurídicos. A partir da Constituição de 1988 intensifica-se a interação e a conjugação do Direito Internacional e do Direito interno.
Esperamos contribuir com este estudo para suas práticas jurídicas. Boa leitura!
Publique seu artigo
Os interessados em publicar na revista podem acessar esta página no site da FÓRUM, verificar as normas para envio e preencher o formulário de submissão. O texto deverá ser inédito e para publicação exclusiva.
Os autores com artigos selecionados terão acesso permanente e gratuito a todos os volumes digitais da RIDP publicados em 2022, disponíveis na Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico®. O acesso será pessoal e intransferível.
Como assinar a RIDP?
Assine a RIDP em nossa Loja Virtual ou solicite o contato de um consultor neste link.