- 1 Arquitetura do Planejamento Sucessório TOMO I
- 2 Cláusulas penais moratória e compensatória – critérios de distinção
- 3 Código de Trânsito Brasileiro
- 4 Denúncia contratual e dever de pré-aviso
- 5 Diálogos com o direito de filiação brasileiro
- 6 Direito Civil e Tecnologia
- 7 Fundamentos do novo Processo Civil Brasileiro
- 8 Jurisprudência Civil Brasileira – Métodos e Problemas
- 9 Planejamento familiar nas famílias LGBT
- 10 Teoria geral do Direito Civil
O “Esquenta do Mês do Advogado” já está próximo de terminar. Até o dia 31 julho, você poderá adquirir grandes obras do acervo FÓRUM com até 65% de desconto. Foram selecionadas publicações de diversas áreas do Direito e assinadas por doutrinadores de renome.
Para os civilistas, elaboramos uma lista de livros imperdíveis de temáticas relevantes para o setor, como planejamento sucessório, cláusula penal, impactos das tecnologias no Direito Civil, processo civil, planejamento familiar nas uniões LGBTs, pesquisa de jurisprudências nas áreas de família e sucessões, titularidades, contratos e responsabilidade civil, entre outros temas.
Os descontos variam entre 40% e 65%. Uma oportunidade excelente para renovar a sua biblioteca com novos livros de Direito Civil. Confira abaixo a seleção que preparamos para você:
Arquitetura do Planejamento Sucessório TOMO I
Coordenadora: Daniele Chaves Teixeira
O título, portanto, diz muito sobre a obra: o profundo estudo do Direito Sucessório e das ferramentas jurídicas hábeis a se construir uma sucessão causa mortis conforme a vontade do autor da herança e das necessidades específicas do caso concreto exprime um verdadeiro arquitetar pelo operador do Direito.
Cláusulas penais moratória e compensatória – critérios de distinção
Autora: Vivianne da Silveira Abilio
Inspirado nas profundas transformações verificadas no âmbito do direito obrigacional, o presente trabalho procura investigar o papel da cláusula penal a partir de sua inserção na lógica obrigacional.
Código de Trânsito Brasileiro
Autor: Matheus Kuhn Gonçalves
A presente obra faz um estudo completo a respeito do Código de Trânsito Brasileiro, tanto no aspecto do direito material, quanto na seara procedimental. Ademais, traz os mais recentes entendimentos jurisprudenciais e doutrinários sobre cada tema abordado, além da opinião e comentários do autor.
Denúncia contratual e dever de pré-aviso
Autor: Francisco de Assis Viégas
Partindo de premissas metodológicas bem estabelecidas, a obra oferece ao leitor propostas interpretativas com o escopo de solucionar as mais intrigantes questões sobre o exercício do direito à denúncia contratual, isto é, o direito à extinção dos contratos de duração indeterminada por manifestação unilateral, independentemente do inadimplemento. As soluções apresentadas pelo autor amparam-se em rica e ampla bibliografia, destacando-se pela enorme repercussão prática em relação aos diversos cenários em que está presente a problemática da denúncia contratual.
Diálogos com o direito de filiação brasileiro
Autor: Elimar Szaniawski
O presente estudo analisa os aspectos polêmicos do direito de filiação contemporâneo sob os pontos de vista doutrinário e jurisprudencial. O direito da atualidade ao reconhecer a existência de diversos modelos de família, cada qual com suas características e peculiaridades, necessita adequar o tradicional trinômio paternidade-maternidade-filiação ao novo paradigma familiar.
Direito Civil e Tecnologia
Coordenadores: Marcos Ehrhardt Jr., Marcos Catalan e Pablo Malheiros
A proposta deste livro é registrar as mudanças nos institutos do direito privado (e as perspectivas para os próximos anos) a partir do impacto das transformações tecnológicas que vivenciamos. Trata-se de uma iniciativa que busca congregar pesquisadores e profissionais do direito de todo o país, além de convidados estrangeiros, para que se possa apresentar um grande retrato do impacto da tecnologia no cotidiano dos sujeitos de direito, tanto em suas relações existenciais quanto patrimoniais.
Fundamentos do novo Processo Civil Brasileiro
Autor: Claudio Madureira
Este livro tem por objetivo descrever, em suas linhas gerais, o modelo de processo concebido pelo CPC – 2015. Em seu corpo, procuro induzir a compreensão de que o legislador elegeu a contenção da litigiosidade como tecnologia adequada à promoção de um acesso adequado à justiça, que passa pela amplificação da noção de contraditório, pela recepção da teoria dos precedentes pelo Direito Brasileiro e pelo surgimento de uma nova metódica para a fundamentação jurídica; o que conduz à qualificação do Novo Processo Civil Brasileiro como um processo das partes e para as partes, de feição marcadamente cooperativa e comprometido com o convencimento do jurisdicionado de que as decisões proferidas em seu corpo configuram uma justa aplicação do Direito, e promove uma contundente redefinição dos papéis desempenhados pelo juiz e pelas partes no curso do processo.
Jurisprudência Civil Brasileira – Métodos e Problemas
Autores: Carlos Eduardo Pianovski Ruzik , Luiz Edson Fachin e Eroulths Cortiano Junior
O livro traz artigos, construídos conforme eixos temáticos (“Família e Sucessões”; “Titularidades”; “Contratos e Responsabilidade Civil”; e “Pessoa e Mercado”), que têm como principal fio condutor a pesquisa jurisprudencial do Direito Civil brasileiro. O trabalho faz um balanço da aplicação judicial do direito civil (em seus temas mais candentes), depois de passados mais de 20 anos da Constituição e mais de 10 anos do novo Código Civil.
Planejamento familiar nas famílias LGBT
Autor: Manuel Camelo Ferreira da Silva Netto
A proposta do presente livro é levantar a discussão jurídica em torno do planejamento familiar das famílias homoafetivas e transafetivas a respeito da legitimidade da escolha pelo desempenho de projetos parentais que se utilizem do recurso à reprodução humana assistida. Busca-se, portanto, pontuar os principais entraves sociais e jurídicos à consecução desse direito, na atualidade, e trazer soluções que contribuam para salvaguardar a sua efetividade pela ordem jurídica pátria.
Teoria geral do Direito Civil
Coordenadores: Milena Donato Oliva e Gustavo Tepedino
A Teoria Geral do Direito Civil encontra-se no cerne da vida jurídica. Complexas e espinhosas, as controvérsias se espraiam por toda a dogmática do direito privado. Esta obra propõe-se a tratar das questões mais atuais da Teoria Geral do Direito Civil.
O conjunto de contribuições ora reunidas, fruto de construção genuinamente coletiva, a partir de intenso diálogo entre seus autores, abrange desde as recentes alterações promovidas na disciplina das incapacidades pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência até o regime civil das provas, passando por ampla variedade de temas da teoria geral, sob o fio condutor da metodologia civil-constitucional.
Tal proposta metodológica destina-se a auxiliar o profissional do direito, potencializando os instrumentos do direito privado e a promoção da dignidade humana na solidariedade constitucional. Por isso mesmo, cuida-se de valioso instrumento de consulta e reflexão para estudantes e estudiosos do direito civil.