Neste 15 de outubro, na 59ª comemoração nacional do Dia do Professor, a FÓRUM agradece e reverencia os profissionais que dedicam suas vidas à educação; homens e mulheres que, todos os dias, questionam, provocam e compartilham o saber em prol de um futuro melhor.
A oficialização do Dia do Professor
Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I sancionou a primeira Lei Geral do Ensino Elementar, que, em seu art. 1º, determinava a abertura das “Escolas de Primeiras Letras” em todas as cidades, vilas e lugares mais povoados do Brasil Império, além de regulamentar outras questões pertinentes ao ensino fundamental, como salário dos educadores e grade curricular.
Foi em homenagem a essa lei imperial que, 120 anos mais tarde, em 1947, o professor piracicabano Salomão Becker decidiu, em 15 de outubro daquele ano, reunir algumas pessoas no Ginásio Caetano de Campos, na cidade de São Paulo, para confraternizar e discutir melhorias na educação. Posteriormente, outras escolas seguiram seu exemplo — até que, em 1963, no governo de João Goulart, o Decreto nº 52.682 estabeleceu oficialmente a data como o Dia do Professor no Brasil.
A educação ensina a “pensar”
Para Rubem Alves, célebre educador e escritor brasileiro, o objetivo da educação é despertar a curiosidade e “ensinar a pensar”. Nesse sentido, o magistério é uma das profissões mais importantes na luta por uma sociedade igualitária e próspera. Pode-se facilmente entender, então, a necessidade e o valor de uma homenagem a essas pessoas que tanto contribuem para a formação de cidadãos mais justos e profissionais mais competentes.
Professores têm desconto permanente nos livros da FÓRUM
Como grandes parceiros da Editora FÓRUM na disseminação do conhecimento, professores universitários, em especial dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito, têm descontos de até 50% na compra de livros do nosso catálogo.