As bibliotecas digitais se tornaram mais do que uma tendência de ensino. São realidades. Elas são exigidas para atenderem as necessidades de uma nova geração de estudante que cresceu convivendo com a transformação digital na comunicação e no acesso à informação.
Para terem mais chances de aumentar a nota de avaliação do Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino devem oferecer aos alunos e professores os melhores livros digitais, atualizados e com a praticidade de acesso.
Conforme previsto no indicador 3.6, do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação e Pós Graduação (Presencial e a Distância) de outubro de 2017, para obter o conceito 3 (em uma escala de 1 a 5) na avaliação do MEC, o acervo físico de sua instituição de ensino superior (IES) deve ser tombado e informatizado. Além disso, o indicador 3.6, referente à bibliografia básica, exige que o acervo virtual possua acesso ininterrupto e simultâneo aos usuários, com disponibilidade total da bibliografia básica por 24 horas, em todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados).
Para alcançar o conceito 3 na avaliação do MEC, a instituição deve possuir pelo menos um exemplar dos títulos exigidos como bibliografia básica para cada grupo de 10 a 15 estudantes. No entanto, caso a faculdade disponibilize o livro também em versão digital, a proporção sobre para 13 a 19 alunos.
Em relação à bibliografia complementar, indicador 3.7, o MEC reconhece 100% do material em formato digital nos cursos presenciais, para atingir nota 5 na avaliação de ensino.
Uma boa solução para as faculdades de ciências jurídicas é a Biblioteca Digital de Direito – Seleção de Livros. Composta por 46 livros jurídicos digitais – certificados com o selo editorial FÓRUM de qualidade –, ela é voltada para todos os períodos dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito.
A biblioteca soluciona as necessidades de aprendizado dos alunos dos cursos de Direito e aprimora seus estudos por meio da união dos livros jurídicos digitais de excelência com recursos tecnológicos, que proporcionam navegação intuitiva, facilidade de busca, ferramentas para auxiliar o aprendizado e interatividade. A ferramenta oferece benefícios que atendem tanto a instituição, na gestão de acervos, quanto para os usuários, na qualidade e facilidade de acesso, como:
- Aquisição vitalícia, sem necessidade de renovação
- Facilidade em realizar as pesquisas, retorno selecionado
- Economicidade de recursos financeiros e espaço físico
- Adequado aos critérios de avaliação do MEC
- Integração total com o sistema de gestão de acervo
- Acervo digital
- Facilidade no tombamento e gestão do acervo
- Perdas zero com empréstimos e logística
- Cobertura de todas as disciplinas da grade curricular para graduação e pós-graduação em Direito
- Autores conceituados
Quer conhecer mais sobre a Biblioteca Digital de Direito – Seleção de Livros, solicite mais informações e saiba como implantar a ferramenta em sua faculdade de Direito.