- 1 Contas Governamentais e Responsabilidade Fiscal: Desafios para o Controle Externo – Estudo de Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas
- 2 Ensaio Avançado de Controle Interno – Profissionalização e Responsividade
- 3 Controle da Eficiência do Gasto Orçamentário
- 4 Controle das Parcerias entre o Estado e o Terceiro Setor pelos Tribunais de Contas
- 5 Controle Externo – Estudos Temáticos
- 6 Controle Externo dos Regimes Próprios de Previdência Social
- 7 Controle Interno como Suporte Estratégico de Governança no Setor Público – Volume 1
- 8 Controle Interno e o Foco nos Resultados
- 9 Direito Administrativo e Controle – 4ª Edição
Uma estrutura eficiente de controle é fundamental para a boa administração pública. O tema, inclusive, tem despertado um crescente interesse nos últimos anos diante dos escândalos de corrupção no Brasil. Fato que não restringiu a discussão apenas nos meios jurídicos, mas também no âmbito político e na opinião pública. Com isso, gestores públicos se veem na necessidade de investir e aprimorar as ações de controle nos órgãos. Assim como os controladores e auditores têm ainda as suas competências sendo mais exigidas diante dos desafios propostos. Para ajudar no aperfeiçoamento destes profissionais e dos concurseiros que pretendem ingressar no controle, seja interno ou externo, selecionamos uma lista com 9 livros imprescindíveis, confira:
Contas Governamentais e Responsabilidade Fiscal: Desafios para o Controle Externo – Estudo de Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas
Autores: Weder Oliveira, Luiz Henrique Lima e João Batista Camargo
O livro reúne estudos de Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas acerca das contas governamentais, responsabilidade fiscal e dos desafios para uma maior efetividade na atuação dos órgãos de controle externo da gestão pública
Ensaio Avançado de Controle Interno – Profissionalização e Responsividade
Autor: Rodrigo Pironti Aguirre de Castro
Nesta concepção contemporâneada Gestão Pública se insere a lógica do Controle Interno da Administração, com vistas à realização máxima do interesse público pela utilização de práticas concertadas de atuação. A busca pelo consensualismo nestas ações é a demonstração da possibilidade de decisões do gestor com vistas ao alcance do interesse público, exaltando sua atuação pautada nos resultados e no atendimento dos anseios coletivos para efetivação do princípio da eficiência, na tentativa de realmente prover o cidadão de políticas públicas efetivas.
Controle da Eficiência do Gasto Orçamentário
Autora: Ana Carla Bliacheriene
Diante a premência e importância de estudos sobre a qualidade do gasto público, o livro trata, por meio da análise dos modelos de gestão — do clássico ao participativo — dos mecanismos de controle interno e externo da eficiência do gasto orçamentário. Demonstra a necessidade do controle dos chamados 4Es (economicidade, eficiência, efetividade e eficácia) na execução das políticas públicas e na correspondente execução orçamentária. Destaca o novo papel do Poder Judiciário no controle do ciclo das políticas públicas, bem como as contradições da jurisprudência vigente.
Controle das Parcerias entre o Estado e o Terceiro Setor pelos Tribunais de Contas
Autor: Janaina Schoenmaker
Controle Externo – Estudos Temáticos
Autores: Evandro Martins Guerra e Sebastião Helvecio Ramos de Castro
A obra trata de temas jurídicos contemporâneos, relativos à área do controle da Administração Pública, abarcando tópicos de Direito Administrativo, Financeiro, Constitucional, Previdenciário, entre outros, em face do caráter eminentemente multidisciplinar que marca o controle externo.
Controle Externo dos Regimes Próprios de Previdência Social
Coordenadores: Luiz Henrique Lima e Alexandre Manir Figueiredo Sarquis
A presente obra reúne estudos de Ministros e de Conselheiros Substitutos nas Cortes de Contas brasileiras, aliando a análise de temas teóricos associados à previdência pública ao exame de casos concretos enfrentados na sua atuação diuturna. Trata-se de livro destinado a ser referência permanente para todos os interessados na matéria, especialmente auditores do controle externo e interno, gestores e responsáveis dos RPPS, contadores, juristas, legisladores e pesquisadores.
Controle Interno como Suporte Estratégico de Governança no Setor Público – Volume 1
Autor: Abrão Blumen
O texto Controle Interno como suporte estratégico de Governança no Setor Público tem por escopo evidenciar o Controle Interno para as pessoas (e organizações públicas) que pretendem implantar e implementar um adequado Sistema de Controle Interno (SCI), expondo o conteúdo de modo claro e objetivo. Não é um livro para especialistas no setor nem para acadêmicos. Serve a todos que procuram informações passo a passo e oportunas.
Controle Interno e o Foco nos Resultados
Autor: Ronald da Silva Balbe
Este livro descreve o surgimento e o funcionamento dos órgãos de Controle Interno no Brasil, bem como apresenta os resultados da atuação desses órgãos. A partir da revisão da bibliografia produzida no âmbito da administração e da ciência política, traça-se o pano de fundo do trabalho mediante a discussão sobre as reformas na administração pública e a descrição das principais características da atividade de controle, com destaque para os avanços mais recentes, notadamente o surgimento da auditoria de desempenho, denominada, no âmbito do Governo Federal, de Avaliação da Execução de Programas de Governo.
Direito Administrativo e Controle – 4ª Edição
Autor: Benjamin Zymler
Estamos diante de uma coletânea de temas ao mesmo tempo eternos e atuais, repassados sob perspectiva inovadora, porém prudente, balizada pelo conhecimento científico e testada na prática do controle externo. Mais do que isto. É a perspectiva de quem alia ao domínio técnico do direito público uma extraordinária vocação para desvendar o novo sem afastar-se do método científico de confrontá-lo com o experimentado