‘Ou o Brasil acaba com a corrupção ou ela acaba com o Brasil’

Marçal Justen Filho, especialista em Direito Público, fala sobre a corrupção no País durante o 10º Fórum de Contratação e Gestão Pública, em Brasília (DF). Especialistas também discutem sobre contrações públicas e licitações sustentáveis

O presidente e editor da Fórum, Luís Cláudio Ferreira, Maria Sylvia Zanella di Pietro (USP), o advogado Marçal Justen Filho e o professor Juarez Freitas

O combate à corrupção foi um dos temas do primeiro dia do 10º Fórum de Contratação e Gestão Pública, iniciado nesta quarta, 9, em Brasília. O evento, que segue até sexta, 11, contou com a participação de um dos maiores especialistas em direito público no Brasil, Marçal Justen Filho, que trouxe para o debate o tema “Direito dos Contratos Administrativos: Entre o estímulo às boas práticas e o combate à corrupção”.

Leia a matéria completa no site do evento

Fórum na 3ª Bienal do Livro de Minas

Fórum estará presente na 3ª Bienal do Livro de Minas, que vai acontecer entre os dias 18 a 27 de maio, no Expominas.  A expectativa é que cerca de 250 mil pessoas visitem a mostra, de acordo com a organização, durante os 10 dias de evento. Mais de 40 mil alunos de escolas públicas também devem visitar a Bienal.

A 3ª Bienal do Livro de Minas vai reunir diversas editoras e grandes nomes da literatura nacional fazem parte da programação, que está dividida em nove áreas: Mundo dos Livros, Café Literário, Território Jovem, Livro Encenado, Goleada Literária, Praça Drumond, Bienal em Quadrinhos, Lançamento de Livros e Expositores.

O estande da Fórum vai contar com um dos maiores acervos em livros de Direito Público e Administrativo do País, além de importantes obras de Direito Privado e periódicos especializados. A Editora já publicou mais de 600 títulos, reunindo cerca de 1600 autores renomados, e lança mensalmente diversas obras atualizadas, indispensáveis para gestores, advogados e estudiosos.

Faça uma visita ao estande da Fórum na 3ª Bienal do Livro de Minas e aproveite as promoções criadas especialmente para o evento. Advogados, que apresentarem a carteira da OAB, ganham 25% de desconto na aquisição dos livros.

Serviço:

3ª Bienal do Livro de Minas
Data: 18 a 27 de maio de 2012.
Horários:
Dia 18: das 12h às 22h.
Dias de semana: das 9h às 22h.
Fins de semana: das 10h às 22h.
Local: ExpoMinas. Av. Amazonas, 6.030 – Gameleira – BH/MG.
Ingressos: R$ 8,00 / Meia entrada: R$ 4,00.

Outras Informações:

– Estudantes devem apresentar documento de identificação estudantil com data de validade. Caso no documento apresentado não conste data de validade, deverá ser apresentado outro que comprove a matrícula ou a frequência no ano letivo em curso acompanhado de carteira de identidade.

– Os idosos acima de 60 anos devem apresentar carteira de identidade.

– Menores de 1m não pagam.

– Bibliotecário, Professor e Profissional do Livro tem acesso gratuito à Bienal do Livro Minas.

– Na bilheteria do evento só será aceito dinheiro e cartão de débito.

– Promoção Família na Bienal: Uma criança até 10 anos acompanhada de um adulto pagante de ingresso inteiro terá entrada gratuita nos dias de semana após às 18h.

Transporte
O bilhete do metrô vale 20% de desconto na compra do ingresso inteiro ou meia-entrada com direito a um acompanhante. * Promoção não cumulativa e mediante a apresentação do bilhete especial do metrô.

Estacionamento Expominas
Carros:  Diária: R$ 20,00 – Hora: R$ 8,00 – Fração de 15 minutos: R$ 2,00
Motos: Diárias: R$ 10,00 – Hora: 4,00 – Fração de 15 minutos: R$ 2,00
* Os valores acima poderão sofrer reajuste até a data do evento.

 

Livro Tribunais de Contas do Brasil será lançado no 10º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública

O professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes e a Fórum lançam no próximo dia 11 de maio a obra “Tribunais de Contas do Brasil”. O lançamento ocorrerá durante o 10º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública, que será realizado entre os dias 9 e 11 de maio, em Brasília.

Leia a matéria completa no site do evento:

 

Presidente do TCU avalia o futuro das licitações e contratos do RDC para a Copa do Mundo de 2014

Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler é um dos palestrantes do X Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública, com o tema “O Futuro das Licitações e Contratos: Reflexões iniciais sobre a aplicação do RDC”.

Criado Diante da necessidade de agilizar as contratações necessárias à realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Congresso Nacional aprovou um regime licitatório diferenciado para esses eventos. Para o ministro, este regime, conhecido como RDC, é fruto de uma experiência inovadora entre o Tribunal de Contas da União e o Governo Federal e “está em constante análise e merece atenção tanto dos órgãos de fiscalização, quanto dos administradores”.

De acordo com Zymler, a relevância da análise do novo regime de contratação advém do seu caráter inovador, o qual poderá inclusive servir para uma reformulação geral dos normativos que regem as licitações públicas, e da necessidade de se avaliar os efeitos do regime diferenciado na celeridade das contratações necessárias para a realização desses eventos esportivos.

Nesse contexto, a conferência do ministro do TCU, marcada para o dia 10 de maio, às 11h, vai expor os principais tópicos desse novo regime, como o âmbito de aplicação da nova lei; a instituição da modalidade de execução de obra denominada “contratação integrada”; a incorporação de diversos dispositivos da modalidade “pregão”; a possibilidade de o orçamento vir a ser “sigiloso”; os dispositivos inibidores do chamado “jogo de planilha”, a adoção da inversão de fases como regra, dentre outros.

Serviço:
Palestra Benjamin Zymler (Presidente do Tribunal de Contas da União – TCU)

X Fórum de Contratação e Gestão Pública
Tema: “O Futuro das Licitações e Contratos: Reflexões iniciais sobre a aplicação do RDC”
Data: 10/05
Horário: 11h às 12h
Clique aqui para ver a programação completa

Fórum lança dois livros sobre mediação de conflitos

A autora Luciane Moessa de Souza irá lançar no próximo dia 9 de maio, em Curitiba, duas obras que abordam técnicas e estudos sobre a solução e mediação de conflitos. A sessão de autógrafos ocorrerá às 8h30, na sede da Associação dos Procuradores do Estado do Paraná.

Saiba mais sobre os dois livros

Mediação de Conflitos Coletivos – A Aplicação dos Meios Consensuais à Solução de Controvérsias que Envolvem Políticas Públicas de Concretização de Direitos Fundamentais

A presente obra é fruto de pesquisa realizada pela autora por ocasião de seu Doutoramento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde o trabalho foi aprovado com louvor. A proposta formulada consiste na coletivização e utilização dos instrumentos consensuais para a resolução das controvérsias que envolvem políticas públicas, cuja judicialização tem sido cada vez mais comum. Além de abordar as questões teóricas pertinentes, a autora realizou pesquisa de campo nos Estados Unidos da América, onde tais instrumentos vêm sendo utilizados com sucesso há algumas décadas para dar conta da solução de problemas desta natureza. A grande inovação da obra consiste justamente na apresentação da metodologia apropriada para a utilização eficiente destes instrumentos — o que é feito à luz das peculiaridades do sistema jurídico brasileiro.

Meios Consensuais de Solução de Conflitos Envolvendo Entes Públicos – Negociação, Mediação e Conciliação na Esfera Administrativa e Judicial

No livro, a autora defende a disponibilização obrigatória de instrumentos consensuais para a resolução das controvérsias que envolvem entes públicos, desde a esfera administrativa até o âmbito judicial. A autora também realizou uma pesquisa de campo sobre a utilização destes métodos em diversos Estados e na esfera federal nos Estados Unidos da América. A principal inovação da obra consiste na abrangente apresentação de situações nas quais os métodos consensuais podem ser aplicados com sucesso nos conflitos que envolvem o Poder Público no sistema jurídico brasileiro.

 Serviço:

“Mediação de Conflitos Coletivos – A Aplicação dos Meios Consensuais à Solução de Controvérsias que Envolvem Políticas Públicas de Concretização de Direitos Fundamentais”

“Meios Consensuais de Solução de Conflitos Envolvendo Entes Públicos – Negociação, Mediação e Conciliação na Esfera Administrativa e Judicial”

Autora: Luciane Moessa de Souza

Data e Hora: 10/05/2012, às 8h30

Local: Associação dos Procuradores do Estado do Paraná

Endereço: Rua Desembargador Hugo Simas, 915, Bom Retiro, Curitiba, PR

X Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública é indispensável para os que lidam com a administração pública

Coordenador científico do X Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública, Fabrício Motta também é um dos conferencistas do evento. Sua palestra, “Parecer Jurídico nas Licitações: Limites, abrangência e responsabilidades”, está marcada para o dia 9 de maio, às 16h30, dentro do painel “Responsabilidades e Responsabilização”.

Para Fabrício Motta, procurador do Ministério Público junto ao TCM-GO, “o Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública objetiva, fundamentalmente, fornecer o conhecimento indispensável para que todos aqueles que lidam com a administração pública possam exercer suas atividades com segurança, eficácia e eficiência.”

Doutor em Direito do Estado (USP) e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), para Motta “a jurisprudência dos Tribunais de Contas e do poder judiciário tem concordado quanto à possibilidade de responsabilizar a assessoria jurídica em razão de pareceres emitidos em processos licitatórios. Por essa razão, é importante analisar com cautela qual o campo de abrangência do parecer jurídico, ou seja, o que deve ser objeto de análise jurídica”.

De acordo com ele, essa análise é essencial para a divisão da responsabilidade entre o parecerista e o administrador. “Por outro lado, é também importante verificar os requisitos necessários para que surja a possibilidade de responsabilização, sobretudo para que o assessor jurídico possa exercer sua atividade com independência e segurança”, diz.

Ainda sobre o evento, Fabrício Motta salienta a importância do tema abordado: “nessa edição do Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública é relevante destacar a realização de um painel destinado às inovações na área da gestão pública, com o intuito de colocar em evidência as melhores práticas e inspirar a realização de outras tantas”, completa.

Serviço:
Palestra Fabrício Motta
Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Procurador do Ministério Público junto ao TCM-GO. Doutor em Direito do Estado (USP). Presidente do Instituto de Direito Administrativo de Goiás (IDAG).

Tema: “Parecer Jurídico nas Licitações: Limites, abrangência e responsabilidades”
Data: 09/05
Horário: 16h30

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Promoção: concorra ao sorteio do livro Eleições Municipais – A legislação passo a passo

Sorteio do livro Eleições Municipais - A legislação passo a passo
Participe do sorteio do livro Eleições Municipais – A legislação passo a passo

A Fórum está com uma promoção exclusiva para os fãs da empresa no Facebook.  Será  sorteado um exemplar do livro “Eleições Municipais – A legislação passo a passo”, de Clésio Mucio Drumond e Clermon Augusto Drumond,  para você se atualizar sobre um dos assuntos mais procurados no momento: as eleições municipais de 2012.

Como concorrer

Para participar é simples. Basta acessar a fan page da Editora Fórum na rede social, clicar na aba “Promoção” e preencher o formulário com o seu nome e e-mail.  Pronto! Você já está concorrendo.

O sorteio será realizado no dia 31 de maio, data que se encerra a promoção.

Confira o regulamento completo da promoção

Sobre a obra

Como ganhar uma eleição? A partir de quando é permitido fazer campanha eleitoral? Buscando orientar e solucionar as dúvidas de eleitores e candidatos, Clésio Mucio Drumond e Clermon Augusto Drumond trazem ao público um verdadeiro manual para todos os envolvidos no processo eleitoral.

Começando como um guia para o candidato, e passando por importantes pontos como o número de vereadores, prazo de desincompatibilização e coligações, o livro Eleições Municipais: A legislação passo a passo vai além, apresentando anotações a leis relevantes — Lei das Eleições, Lei de Inelegibilidade e Lei dos Partidos Políticos —, bem como um comentário das principais alterações trazidas pela Lei da Ficha Limpa.

Para completar, a obra contém as resoluções expedidas pelo TSE para as Eleições de 2012, esclarecendo o leitor sobre calendário e propaganda eleitoral, apuração de crimes eleitorais, representações, reclamações e pedidos de resposta, escolha e registro de candidatos e prestação de contas.

Os autores ainda respondem a uma centena de perguntas, visando auxiliar não apenas os candidatos a prefeito e a vereador, mas também juízes, promotores, advogados, partidos políticos, estudantes e todos aqueles que, de uma forma ou outra, participam das eleições municipais, e contribuir ainda mais para o processo que simboliza o maior evento democrático brasileiro.

 

PROMOÇÃO ENCERRADA!

Livro de Direito Trabalhista será lançado durante evento sobre o tema no Rio de Janeiro

A obra “O Trabalho e Regulação – As lutas sociais e as condições materiais da democracia”, coordenada por Wilson Ramos Filho, será lançada durante o I Encontro Estadual de Advogados Trabalhistas (Eneat). O evento ocorre entre os dias 10 e 11 de maio, na sede da OAB/RJ, no Rio de Janeiro. O lançamento está marcado para às 18 horas.

 Sobre o livro

Diversos autores abordam no livro, por meio de artigos, temas de altíssima relevância para o setor jurídico e, especialmente, trabalhista.  Alguns dos temas dos artigos abordados pelo livro são:

  • A Precarização das Relações de Trabalho e o Estado Constitucional
  • O Sindicalismo no Brasil e a Potencial Repercussão Negativa do Princípio da Unicidade Sindical
  • O Trabalhador Doméstico no Brasil e a Convenção 189 da Oit
  • A Dignidade Humana e Assédio Moral
  • O nascimento da Garantia à Incolumidade do Trabalhador no Brasil

Obra disponível em breve

O livro “O Trabalho e Regulação – As lutas sociais e as condições materiais da democracia” estará disponível em breve na Livraria Virtual.

Serviço:

“O Trabalho e Regulação – As lutas sociais e as condições materiais da democracia”

Coordenador: Wilson Ramos Filho

Data e Hora: 10/05/2012,  18 horas

Local: I Encontro Estadual de Advogados Trabalhistas (Eneat) – OAB/RJ

Endereço: Av. Marechal Câmara, 150 – 4º andar – Castelo – Rio de Janeiro/RJ

Sustentabilidade na Administração Pública: obra sobre o tema será lançada no Fórum de Contratação e Gestão Pública

Livro será lançado no 10º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública

A sustentabilidade como base da nova administração pública. Este é foco do livro “Sustentabilidade na Administração Pública: valores e práticas de gestão socioambiental” dos autores Maria Augusta Soares de Oliveira Ferreira e Marcos Weiss Bliacheris.  A obra será lançada no dia 11 de maio durante o 10º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública.

Sobre o livro

A obra aborda o tema da sustentabilidade na Administração Pública, suas bases jurídicas e administrativas, mostrando o novo cenário da gestão pública socioambiental, que busca modificar os padrões de produção e consumo nos órgãos públicos pela inserção da variável socioambiental nas suas atividades diárias e a redução do seu impacto ambiental. Dividido em duas partes, a primeira tratando dos eixos temáticos do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P): uso racional dos recursos, licitações sustentáveis, gestão adequada dos resíduos, qualidade de vida no trabalho e educação ambiental. A segunda parte traz ao leitor diferentes experiências no campo da gestão ambiental sob o enfoque de profissionais de distintas formações.

Aguarde

O livro “Sustentabilidade na Administração Pública: valores e práticas de gestão socioambiental” estará disponível em breve na Livraria Virtual.

Serviço:

“Sustentabilidade na Administração Pública: valores e práticas de gestão socioambiental”

Coordenadores: Maria Augusta Soares de Oliveira Ferreira e Marcos Weiss Bliacheris

Data e Hora: 11/05/2012, 16 horas às 16h30

Local: 10º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública (Centro de Eventos e Convenções Brasil 21)

Endereço: SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul, Brasília, DF

Livro sobre a lei nº 12.153/2009 terá sessão de autógrafos em Porto Alegre

“Juizados Especiais da Fazenda Pública - Uma visão sistêmica da lei nº 12.153/2009Coordenada por Cristiane Nery e Jefferson Guedes, a obra “Juizados Especiais da Fazenda Pública – Uma visão sistêmica da lei nº 12.153/2009” será lançada no dia 9 de maio, em Porto Alegre. A sessão de autógrafos está marcada para às 19 horas, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country.

Sobre o livro

O livro aborda a forma de criação, a origem da Lei e seus objetivos, com aspectos constitucionais de sua abordagem e o papel do Advogado Público.

 Alguns dos temas dos artigos abordados pelo livro são: A experiência da causa previdenciária nos juizados especiais federais e os desafios jurisdicionais a serem enfrentados pelo juizado da fazenda pública estadual (lei nº 12.153/2009); Acordos nos juizados da fazenda pública; Uniformização da jurisprudência nos juizados especiais; Os sujeitos parciais no sistema dos juizados especiais; Sistema dos juizados especiais e julgamento por equipe, dentre outros.

 Serviço:

“Juizados Especiais da Fazenda Pública – Uma visão sistêmica da lei nº 12.153/2009”

Coordenador: Cristiane da Costa Nery e Jefferson Carús Guedes

Data e Hora: 09/05/2012, às 19 horas

Local: Livraria Cultura – Bourbon Shopping Country

Endereço: Av. Túlio de Rose, 80, Lj 302, Passo D`areia, Porto Alegre – RS